segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ray Ban: Como saber se está comprando um original


Nos anúncios de internet, será muito difícil você observar os detalhes da peça em si, porém, algumas informações podem ajudar.

A caixa original Ray.Ban é cinza (tom de prata fosco) por fora e não é plastificada. Por dentro, o material também é acinzentado (nada de papel cor craft ou branco). A flanela que acompanha o Ray.Ban é CINZA e não branca como muitos vendem e não tem nenhum outro detalhe além da marca. O material desta flanela, não solta pêlos como uma flanela comum.

Os cases dos óculos Ray.Ban não existem somente na cor preta. Portanto, se o vendedor disser que não existe case em outra cor, desconfie! Os cases originais são em couro, podem ser pretos ou vermelhos, aveludados por dentro e com gravação interna, em baixo relevo do local onde o case foi produzido. (Ex.: Made in Croatia). Além, é claro, que um case original não terá defeitos na costura (fios sobrando, costuras tortas, etc.)

Sobre os óculos em si... O mais importante que você deve saber acerca de um Ray.Ban original é que... Qualquer um pode falsificar, porém, ninguém fará exatamente as medidas originais... Isso significa que se você comprar uma réplica e após um tempo precisar efetuar uma troca de lentes, uma lente original não irá encaixar numa armação falsificada.

Exija sempre a Nota Fiscal. Óculos originais têm garantia e o vendedor deve oferecer os polimentos de lente como parte da venda.

No interior da armação deverão constar os seguintes dados na haste esquerda: Modelo, números de controle do fabricante, tamanho (Extra Small, Small ou Large) e nível de proteção da lente. Já na lente direita deverá constar a marca Ray.Ban (no mesmo tipo de fonte habitual da marca) e Made in Italy.

Os óculos originais vêm acompanhados também de um pequeno manual, que contém as informações da marca em diversos idiomas, porém, o principal é observar na contra-capa se no quadrado branco haverá um asterisco acompanhado de um número de uma letra (Ex: *3P). Isso é a informação que segue a tabela Ray.Ban de níveis de proteção e tipos de lentes.

Foi usado no exemplo acima a inscrição *3P que corresponde ao modelo 3211 e significa lente categoria 3 para raios solares fortes (excessivamente brilhantes). Já a letra P significa lentes polarizadas.

As lentes Ray.Ban seguem categorias de proteção de 0 a 4 e tipos de material com as letras, N, P ou F. Não se engane com outras referências diferentes.

Ray Bans novos (Luxottica) têm a marca d'água RB gravada somente na lente esquerda e nos apoios de nariz, a inscrição "Ray Ban" na lente direita, o código e o nome do modelo, e o código da da cor na haste esquerda, a procedência na haste direita (geralmente "Made in Italy"), alguns modelos têm a descrição em alto relevo na ponte do lado de dentro, e um detalhe importante:NENHUM Ray Ban novo vem com a inscrição B&L em parte alguma!Muitos vêm com a inscrição "B&L Ray Ban Italy", esses são os piratas mais originais que já inventaram. Os Ray Bans da década de 70, por exemplo, nem tinham a escrita "Ray Ban" na lente direita.

E para finalizar, não acredite em preços muito abaixo do real. Para ilustrar melhor, um Ray Ban ORIGINAL, modelo 3211 custa cerca de R$550,00. Não acredite em vendedores milagrosos que oferecem o produto por menos de R$200,00 e ainda com frete grátis!

Um óculos original e de qualidade é, além de estilo, a garantia da sua saúde ocular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário